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segunda-feira, 3 de setembro de 2012

TÉCNICAS DE PESQUISA

TÉCNICAS DE PESQUISA

DOCUMENTAÇÃO DIRETA

A documentação direta constitui-se, em geral, no levantamento de dados no próprio local onde os fenômenos ocorrem. Esses dados podem ser obtidos de duas maneiras: por meio da pesquisa de campo ou da pesquisa de laboratório:

PESQUISA DE CAMPO
Pesquisa de campo é aquela utilizada com o objetivo de conseguir informações i/ou conhecimentos acerca de um problema, para o qual se procura uma resposta.

Pesquisa Quantitativo-Descritivas - procura delinear ou analisar as características dos fatos e fenômenos. Utilizam várias técnicas como questionários, entrevistas, formulários etc. e empregam procedimentos de amostragem.

Exploratórias - tem o objetivo de formular questões ou um problema, com as seguintes finalidades: desenvolver hipóteses, o pesquisador ter um maior conhecimento sobre o assunto para a realização de uma pesquisa futura mais precisa ou modificar e tornar mais explícito os conceitos.
As descrições dos objetos de estudo poderão ser realizadas por meio de pesquisa tanto quantitativa quanto qualitativa.
Utiliza-se os seguintes procedimentos de coleta de dados: entrevista, observação participante, análise de conteúdo etc.

Experimentais - procura testar as hipóteses que dizem respeito a relações de tipo causa-efeito. Geralmente, manipulamos a variável independente com intuito de descobrir seus efeitos. Este tipo de pesquisa determina um objeto de estudo, seleciona as variáveis que seriam capazes de influenciá-lo. Em seguida, definiremos as formas de controle e de observação dos efeitos que a variável produz no objeto.

OBSERVAÇÃO DIRETA INTENSIVA

A observação direta é realizada por meio de duas técnicas: observação e entrevistas.
OBSERVAÇÃO
“...utiliza os sentidos na obtenção de determinados aspectos da realidade. Consiste
de ver, ouvir e examinar fatos ou fenômenos” (MARCONI & LAKATOS, 1999, p.90)
É considerada Científica quando ...
é planejada sistematicamente
é registrada metodicamente
está sujeita a verificações e controles sobre a validade e segurança

Regras de comportamento para o observador

Não deve interferir no campo social e mudar o comportamento das pessoas a serem
observadas
Observar de forma objetiva e correta
Deve comportar de forma flexível, variável e natural
Deve convencer as pessoas sobre a necessidade e importância da observação
Deve demonstrar tolerância e respeito

TIPOS DE ENTREVISTA

Estruturada: o entrevistador segue um roteiro previamente estabelecido. Não é permitido adaptar as perguntas a determinada situação, inverter a ordem ou elaborar outras perguntas.

Não Estruturada: o entrevistador tem liberdade para desenvolver cada situação em qualquer direção. Permite explorar mais amplamente uma questão.

VANTAGENS E LIMITAÇÕES

Como técnica de coleta de dados, a entrevista oferece várias vantagens e limitações:

Vantagens
Pode ser utilizada com todos segmentos da população (alfabetizados ou não)
Há maior flexibilidade: o entrevistador pode repetir a pergunta; formular de maneira
diferente; garantir que foi compreendido
Permite obter dados que não se encontram nas fontes documentais
Informações mais precisas
Permite que os dados sejam quantificados e submetidos a tratamento estatístico

ENTREVISTA: Limitações
Dificuldade de expressão de ambas as partes
Incompreensão por parte do informante
Possibilidade do entrevistado ser influenciado
Disposição do entrevistado em dar informações necessárias
Retenção de alguns dados importantes
Ocupa muito tempo
Tamanho da amostra menor que o questionário

ENTREVISTA: Preparação
Planejamento: objetivo a ser alcançado
Conhecimento prévio do entrevistado
Oportunidade da entrevista: hora e local (garantir que será recebido)
Condições favoráveis: local adequado, clima amistoso e de confiança
Preparação específica: organização do roteiro ou formulário com as questões importantes.

ENTREVISTA: Diretrizes

Contato inicial: clima amistoso; garantir o caráter confidencial de suas informações; o entrevistado pode falar, mas principalmente deve ouvir, procurando sempre manter o controle da entrevista;
Formulação das perguntas: de acordo com o tipo (estruturada: seguir roteiro; não estruturada: deixar entrevistado à vontade); uma pergunta de cada vez; começar pelas que não tenham probabilidade de ser recusadas; evitar perguntas sugestivas ou que induzam a uma resposta;
Registro das respostas: anotação simultânea, gravador (caso o entrevistado concorde). O registro deve ser feito com as mesmas palavras que o entrevistado usar, evitando-se resumi-las.
Término entrevista: clima de cordialidade; aprovação por parte do informante.

QUESTIONÁRIO
“instrumento de coleta de dados constituído por uma série de perguntas, que devem se respondidas por escrito” (MARCONI & LAKATOS, 1999, p.100)

Processo de elaboração das questões:

- Os temas escolhidos devem estar de acordo com os objetivos geral e específicos;
- o questionário deve ser limitado em extensão e em finalidade;
- Deve conter de 10 a 15 perguntas e demorar cerca de 30 minutos para ser respondido;
Formular perguntas de forma simples de entender, de forma concreta e precisa;
Considerar o grau de conhecimento e informação do entrevistado;
Evitar palavras e formulações ambivalentes;
Evitar perguntas sugestivas;
Evitar perguntas indiscretas;

CLASSIFICAÇÃO DAS PERGUNTAS
Perguntas abertas:
Exemplo:
1.      Qual sua opinião sobre a roupa do Belo Horizontino?

Perguntas fechadas:
Exemplo:
1.      Você é favorável ou contrário ao aborto?
a.       Favorável (  )
b.      Contrário (  )
Perguntas de múltipla escolha:
Exemplo:
1.      Você escolhe um livro para ler, pelo:
a.       Assunto                                                                    (   )
b.      Autor                                                                        (   )
c.       Capa e apresentação                                                 (   )
d.      Texto da orelha                                                        (   )
e.       Recomendação de amigos                                        (   )
f.       Divulgação pelos meios de comunicação de massa
g.      Outro (   )  Qual? -------------------------------------

REFERÊNCIAS

MARCONI, Marina de Andrade; LAKATOS, Eva Maria. Fundamentos de metodologia científica. 6. Ed. São Paulo: Editora Atlas, 2007, p. 176 - 216.