Translate

sexta-feira, 7 de setembro de 2012

3 METODOLOGIA - Tipos de Pesquisa

Metodologia

Tipo e Pesquisa

a.       Quanto aos fins:

a.       Exploratória – a investigação exploratória é realizada em área na qual há pouco conhecimento acumulado e sistematizado. Por sua natureza de sondagem, não comporta hipóteses que, todavia, poderão surgir durante ou ao final da pesquisa (VERGARA, 2000, P.47).

b.      Um trabalho é de natureza exploratória quando envolver levantamento bibliográfico, entrevista com pessoas que tiveram (ou tem) experiências práticas com o problema pesquisado e análise de exemplos que estimulem a compreensão. Possui ainda a finalidade básica de desenvolver, esclarecer e modificar conceitos e idéias para a formulação de abordagens posteriores. (GIL, 1999, p. 43)

c.       Descritiva – A pesquisa descritiva expõe características de determinada população ou de determinado fenômeno. Não tem compromisso de explicar os fenômenos que descreve, embora sirva de base para tal explicação. Pesquisa de opinião insere-se nessa classificação (VERGARA, 2000, p. 47).

 

b.      Quanto aos meios:

a.       Pesquisa de campo: . Pode incluir entrevistas, aplicação de questionários, testes e observação participante ou não. É investigação empírica realizada no local onde ocorre ou correu um fenômeno ou que dispõe de elementos para explicá-lo.

b.      Pesquisa de laboratório: Pesquisa de laboratório é experiência realizada em local circunscrito, já que no campo seria praticamente impossível realizá-la. Simulações em computador situam-se nessa classificação.

c.       Pesquisa bibliográfica: é o estudo sistematizado desenvolvido com base em material publicado em livros, revistas, jornais, redes eletrônicas, isto é, material acessível ao público em geral. Fornece instrumental analítico para qualquer outro tipo de pesquisa. (VERGARA, 2000, p. 48).

 

REFERÊNCIAS   

GIL, A. C. Métodos e técnicas de pesquisa social. 5. ed. São Paulo: Atlas, 1999.
VERGARA, Sylvia Constant. Projetos e relatórios de pesquisa em administração, 3. Ed. São Paulo: Editora Atlas, 2000, p. 46 - 48